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Damião de Goes, Os caminhos de um humanista

LuĆ­s Filipe Barreto

Editora: CTT Correios

Local de edição: Lisboa

Ano: 2002

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Descrição

136, [8] pp.; il.; 25 cm

DamiĆ£o de Góis, Alenquer, 1502 – Alenquer, 1574

Historiador, epistológrafo, músico, diplomata, alto funcionÔrio régio, distingue-se pelo seu cosmopolitismo no Renascimento, aliando o seu vasto saber e cultura à acção.

ƓrfĆ£o de pai em 1513, e acolhido no paƧo como moƧo de cĆ¢mara, a sua primeira educação decorre, portanto, na corte. Em 1523 ocupa a posição de secretĆ”rio da feitoria de Anvers. Daqui viaja extensamente pela Alemanha, Flandres, Brabante e Holanda. Em 1529 segue para o BĆ”ltico em missĆ£o oficial e visita Danzigue e os confins da LituĆ¢nia. Vai a Poznan e Ć  corte de Cracóvia. Em 1531 estĆ” na DiĀ­namarca. Visita Vitemberga e avista-se com Lutero e MeĀ­lĆ¢ncton. Em 1534 cessa todas as actividades oficiais para se dedicar expressamente ao estudo. Vive nesse ano em Basileia na companhia de Erasmo. Segue depois para PĆ”dua, onde vive quatro anos e frequenta a Universidade, viajanĀ­do por Veneza, Roma e Nuremberga. Em 1538 dirige-se para Lovaina e aĆ­ constitui famĆ­lia.

O período de 1539 a 1542 caracteriza-se por uma inten­sa actividade literÔria. Escreve e publica, entre outros, os seguintes opúsculos: Comentarii rerum gestarum in India (Lovaina, 1539) onde narra os sucessos do primeiro cerco de Diu; Fides, religio moresque Aethioporum sub impe­rio Preciosi Joanni (Lovaina, 1540); Deploratio Lappianæ gentis (Paris, 1541). A guerra da Flandres, que o levara a descrever o cerco de Lovaina, Urbis Lovaniensis obsidio (Lisboa, 1546), no qual teve papel de relevo, obriga-o a regressar à pÔtria em 1545, talvez na esperança de nela contribuir para o desenvolvimento do Humanismo da alta aristocracia na corte.

Acusado à Inquisição de heterodoxia, logo no ano do seu regresso à PÔtria, 1545, pelo seu antigo condiscípulo em PÔdua, o Pe. Simão Rodrigues de Azevedo, voltam as mesmas acusações em 1571, do mesmo Pe. Simão e de um genro do próprio Góis, Luís de Castro, interessado nos seus bens, acusações agora acrescentadas de ter privado com músicos e de receber em sua casa músicos e cantores para executarem missas e motetes. De facto, Damião de Góis juntava a toda a sua vasta cultura a da arte musical: compositor, de que são conhecidos vÔrios motetes e canções e executante, considerado como um dos maiores flautistas europeus do seu tempo. AliÔs, ainda em meados do século XX tinha lugar na Alemanha um festival internacional de flauta que levava o seu nome. Para além da Livraria de D. João IV, onde havia um livro de motetes e canções de Damião de Góis e de Josquin, as suas restantes composições encontram-se na Alemanha, nomeadamente em Nuremberga, onde jÔ no século passado foi descoberta uma composição sua a três vozes, intitulada In die tribulationis.

Com tão graves acusações, a Inquisição prendeu-o em 1571, transferindo-o dos seus cÔrceres, após confisco dos bens, para o Mosteiro da Batalha, com residência fixa, Mosteiro onde terÔ morrido, segundo alguns investigadores (TomÔs Borba, p. e.), em 30 de Janeiro de 1572, ou de onde, segundo outros, terÔ sido transferido, doente, para uma casa de Alenquer, também com residência fixa, ali falecendo em 30 de Janeiro de 1574. Na Batalha ou em Alenquer, a sua morte esteve sempre rodeada de um certo mistério, havendo, por esse motivo, fortes suspeições de ter sido apressada.

Em 1603-1608, foi publicada em Frankfurt a obra, em quatro tomos, Hispaniae Illustrate seu rerum urbiunq: Hispaniae, Lusitaniae, Aethiopiae et Indiae scriptoris varii, em cujo tomo 3º. figuram numerosos textos extraídos da obra de Damião de Góis, valorizados por uma nota biogrÔfica do cronista português. O conjunto de toda a sua obra em latim foi reeditado num só volume intitulado Opuscula, Lisboa, 1791.

Centro de Documentação de Autores Portugueses, 05/2004

Informação adicional

Autor

Editora

CTT Correios

Local de Edição

Lisboa

Ano

2002

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