Teixeira de Pascoaes na Biblioteca Nacional

Teixeira de Pascoaes na Biblioteca Nacional

Biografias de Teixeira de Pascoaes

MOSTRA | 15 out. - 31 dez. | Sala de Referência | Entrada livre

 

Assinalando os 80 anos da publicação da biografia de São Paulo, a mostra Biografias de Teixeira de Pascoaes e o congresso As biografias no pensamento português dos séculos XIX-XX,  irão abrir o triénio pascoalino, um conjunto de eventos que, em 2014, 2015 e 2017, evocarão a figura de Teixeira de Pascoaes (1877 - 1952). A organização estará a cargo do CLEPUL – Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em parceria com a Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) e outras instituições.

O congresso, que conta com a participação de escritores e académicos portugueses e estrangeiros, irá abordar a biografia como género literário e as linhas de força do pensamento de Teixeira de Pascoaes, quer através das personagens das suas biografias, quer na relação que estabelece com outros cultores do género com os quais mantém afinidades.

Segue-se em 2015 (set. - out.) a exposição A arte de ser português e, entre 28 e 30 de outubro, no auditório da BNP, um congresso com o mesmo nome, assinalando a publicação da obra homónima de Teixeira de Pascoaes.

Por último, em 2017 (out. 2017 - jan. 2018) decorrerá a exposição Teixeira de Pascoaes: pensamento e memória, e, entre 26 e 28 de outubro, também no auditório da BNP, um congresso comemorativo dos 140 anos do nascimento de Teixeira de Pascoaes.

Scroll to Top