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Novidades Artes/ História da Arte

Adriano de Sousa Lopes 1879-1944: efeitos de luz. Lisboa. Museu do Chiado, 2015

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Coordenação científica Maria de Aires Silveira e Carlos Silveira

256 pp.; Il. 25 cm.

"Adriano de Sousa Lopes (1879-1944) foi um dos primeiros artistas portugueses a adotar práticas impressionistas. Começa por se interessar por fantasiosas narrativas lendárias e por momentos épicos da História de Portugal, inspirando-se em estéticas simbolistas, mas deixa-se seduzir pelos impressionismos e por artistas como Monet e Besnard, em Paris (1903). Nos museus e em viagens pela Europa adquire uma cultura artística invulgar que se reflete na produção de uma longa série de obras realizadas em Veneza.

Pintor histórico de formação, alista-se como artista oficial do Corpo Expedicionário Português na Grande Guerra (1914-18). Testemunha e regista os episódios dramáticos e as paisagens devastadas em notáveis gravuras a água-forte, comoventes desenhos e trágicas pinturas.

Nos anos 1920, o excelente núcleo de retratos de Marguerite Gros, sua mulher, assegura-lhe um lugar original como retratista de imagens no feminino, no centro do modernismo português, embora sem o integrar. É neste período que Sousa Lopes constrói séries impressivas de luz, em diferentes fases do dia, explorando a representação do movimento das ondas, assim como a faina dos pescadores, em enquadramentos escolhidos – são paisagens do litoral português, entre as praias da Caparica, Nazaré, Aveiro e Furadouro.

Diretor do Museu Nacional de Arte Contemporânea de 1929 a 1944, Sousa Lopes sucede a Columbano no cargo. Preocupa-se com a ampliação do museu e com uma política de aquisições que privilegia núcleos oitocentistas mas, garante, pela primeira vez, a incorporação de autores modernistas.

Um conjunto significativo das fases fundamentais da obra de Sousa Lopes integra a coleção do MNAC-MC, sendo esta a primeira exposição monográfica do autor no museu que dirigiu. Serão apresentadas cerca de 100 obras, entre as quais algumas pinturas inéditas pertencentes ao Musée de l’Armée de Paris, fundamentais para a compreensão do entendimento sensível e do expressivo realismo deste autor." 

Maria de Aires Silveira (MNAC)

 


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