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Liber Passionum, et eorum quae a Dominica Palmarum, usque ad Sabbatum Sanctum cantari solent

Fr. Manuel Pousão

Editora: Tipografia de Pierre Guillimin

Local de edição: Lyon

Ano: 1675

Sob consulta

Descrição

Passionário Português do séc. XVII

Descrição completa:

LIBER | PASSIONUM | ET EORUM | QUAE A DOMINICA PALMARUM, | usque ad Sabbatum Sanctum cantari solent. | AUCTORE | P. FR. EMMANUELE POUZAM, | ORDINIS EREMITARUM S. AUGUSTINI, | Provinciae Lusitaniae. | PRIMA EDITIO | LUGDINI, EX TIPOGRAPHIA PETRI GUILLIMIN; Sumptibus JOANNIS à COSTA, & DIDACI SUAREZ, | Bibliopolarum Ulyssiponensium. M. DC. LXXV. CUM PERMISSU SUPERIORUM.

22×36 cm, [2], 162 pp.; assin.: A-T (4), V (5).

Contém: Paixão de Mt, pp. 1-28; Paixão de Mc, pp. 29-51; Paixão de Lc, pp. 52-74; Paixão de Jo, pp. 75-92; Sexta-Feira Santa: orações solenes e outras, pp. 91-103; Tríduo Pascal: Lamentações e Lições, pp.104-154;Pregão pascal: Exultet, pp.154-162;

Encadernação meia francesa. Em muito bom estado de conservação, pequenas marcas de xilófagos que não interferem com o texto. Algumas notas manuscritas na partitura. No frontespício, manuscrito “He dos = Paulistas” 

Muito raro.

Referências bibliográficas: 

— Alegria 1989, 133;

— Lambertini 1918, 18 e 203;

— Mazza 1944-1945, 35;

— Vasconcellos 1870, II, 133;

— Vasconcellos 1898, 22;

—Vieira 1900, II, 230-231.

Segundo Barbosa Machado, Fr. Manuel Pousão (c. 1593-1683), era natural de Alandroal e professou no Convento da Graça de Lisboa, da Ordem dos Ermitas de Santo Agostinho, onde foi Mestre de Capela. A edição, impressa em Lion por motivos desconhecidos, é constituída por 20 cadernos (A-T4, V5), uma folha de rosto e 80 folhas com notação musical quadrada tradicional a negro sobre pautas de cinco linhas a vermelho. Versão actualizada de livros de cantochão congéneres anteriores, como, por exemplo o Passionário de Fr. Estêvão, impresso em Lisboa, em 1595, introduz, contudo, novas formas melódicas, reduzindo os vocalizos melismáticos de grande extensão, de expressão bizantina; é considerado o último autor de um passionário impresso com o modelo tradicional português.

Vide: José Maria Pedrosa Cardoso, O canto da Paixão nos séculos xvi e xvii: a singularidade portuguesa, Coimbra, 2006;

DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0370-4

O autor José Maria Pedrosa Cardoso na obra citada, refere a existência de 6 exemplares:
— Paço Ducal de vila Viçosa;
— Igreja das Mercês em Lisboa;
— Igreja de S. Pedro em Óbidos;
— Igreja Matriz de Elvas (antiga sé Catedral);
— BNP, Fundo do conservatório Nacional
— Arquivo da Sé de Viseu

Fr. Manuel Pousão, c.1593-1683; 

Fr. MANOEL POUSAM, natural da Villa do Landroal da Provincia Transtagana, e filho de Lourenço Rodrigues, e Brites Fernandes. Professou o instituto de Erimita Augustiniano no Convento de N. Senhora da Graça de Lisboa a 16 de Mayo de 1617. Aprendidas com aplicaçaõ as Sciencias escholasticas se dedicou com mayor disvelo á Faculdade da Musica da qual tivera por Mestre o insigne Antonio Pinheiro de cujo magisterio sahio taõ profundamente instruido, que naõ sómente exercitou o emprego de Mestre da Capella do Coro do Convento de Lisboa, mas mereceo publicas estimaçoens do Serenissimo Monarca D. Joaõ IV. insigne Mecenas, e egregio professor desta armonica Faculdade. Foy ornado de summa gravidade, e de exacta observancia do seu instituto, cujos dotes lhe alcançaraõ os lugares de Visitador da Provincia, e Mestre dos Noviços. Falleceo piamente em Lisboa a 17 de Junho de 1683. com quasi 90 annos de idade conservando a flor da castidade. Publicou Liber Passionum, & corum, quae á Dominica Palmarum usque ad Sabbatum Sanctum cantari solent. Lugduni apud Petrum Guillimin 1576 [i. é 1675]. fol. Missa defunctorum a 8. vozes. Vilhancicos, e Motetes. Conservaõ-se estas obras na Bibliotheca Real da Musica. Consta do seu Index impresso em Lisboa, por Pedro Crasbeeck. 1649.” in: Barbosa Machado, Bibliotheca Lusitana, vol. III

Informação adicional

Autor

Editora

Tipografia de Pierre Guillimin

Local de Edição

Lyon

Ano

1675

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